domingo, 27 de maio de 2012

Inter-relação entre as artes plásticas e o Romantismo: Pesquisar as obras de Goya, Theodore Géricault , Eugene Delacroix, Auguste Rodin:






Ficheiro:Goya Maja naga2.jpg
Goya: 

A maja nua

Neste quadro o desenho,nota-se a influência do neoclassicismo, ainda que Francisco José de Goya vá muito para além de tal ismo. 
Embora se situe na estética neoclássica, como outras do mesmo pintor, esta obra de Goya é audaz e atrevida para a sua época, como audaz é a expressão do rosto e a atitude corporal da modelo, que parece sorrir satisfeita e contenta das suas graças. Além disso, é a primeira obra de arte conhecida na qual aparece pintado a penugem púbica feminina, que ressalta o erotismo da composição. 

Theodore Gericault:

A Jangada de Medusa:

Ficheiro:Théodore Géricault - Le Radeau de la Méduse.jpg 

O quadro é apresentado no Salão de 1819, onde faz sentido e revela o surgimento da nova escola de pintura romântica . Um decreto especial de 12 novembro de 1824 autoriza o Estado a comprar A Jangada da Medusa à soma de seis mil cinco francos Dedreux-Dorcy , o melhor amigo de Theodore Géricault.



Eugene Delacroix:

 

Mulheres de Argel:
Um quadro que o estado adquiriu e que foi exibido poucas vezes, por ter sido considerado excessivamente panfletário. O certo é que a bandeira francesa tremulando nas mãos de uma liberdade resoluta e destemida, prestes a saltar da tela, impressionou um número não pequeno de espectadores. 





Auguste Rodin:
 

O Pensador:
Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna. 




Dupla: Paulo Rocha e João Vicente
Turma: 9ªC

Nenhum comentário:

Postar um comentário