domingo, 13 de maio de 2012

Movimento Romântico

O romantismo foi um movimento artístico e cultural criado no Reino Unido e na Alemanha numa época em que caiam sistemas políticos autoritários e surgia o liberalismo político, um tempo em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. O movimento romântico se espalhou por toda Europa, e até outros continentes, na literatura e filosofia e se estendeu, aproximadamente, de 1800 a 1850, para alcançar depois as artes plásticas. Ele tinha sido precedido pelo racionalismo, que elevava a razão acima dos sentimentos, que é justamente o contrário do romantismo. Não existiu um estilo, técnica ou atitude tipicamente romântica, ou seja, suas obras eram muito variadas.

Foi originalmente um movimento bastante revolucionário que adotou ideias políticas e filosóficas criadas no início do século XVIII: livre expressão da sensibilidade e afirmação dos direitos do indivíduo. Mas o romantismo se baseou na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e revelando a parte do homem oculta pelas convenções estéticas e sociais, sendo uma oposição a tudo que era clássico.

As principais características das obras literárias românticas são o subjetivismo, em que é dada a opinião de apenas um indivíduo sobre um tema, o egocentrismo, onde os autores colocam seu sentimentos acima de tudo, a idealização, na qual o autor exagera as características de certos elementos de sua narrativa, a intensidade que o autor vivia as situações retratadas e o individualismo.

No Brasil, os principais autores desse movimento eram Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Bernardo Guimarães, José de Alencar e Visconde de Taunay.


A Liberdade Guiando o Povo, de  Eugène Delacroix 


Dupla: Luiz Carlos e Lucas de Alencar.

Turma: 9ºC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário