segunda-feira, 28 de maio de 2012

A música romântica: pesquisa sobre a música no romantismo

 Beethoven - Grandes contrastes de dinâmica (pianissimo x fortissimo) e de registro (grave x agudo), acordes densos, alterações de compasso, temas curtos e incisivos, vitalidade rítmica e, em obras na forma-sonata, desenvolvimentos longos em detrimento de exposições mais concentradas.Sua liberdade nas composições é uma característica do romantismo.
 Schubert - Tinha um estilo marcante, inovador e poético do romantismo. Hoje, o seu estilo considerado por muitos como imaginativo, lírico e melódico, é considerado um dos maiores compositores do século XIX, marcando a passagem do estilo clássico para o romântico. Podemos defini-lo como "mais um artista incompreendido pelos seus contemporâneos".

Chopin - Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros gênios da música, como Mozart e Beethoven, assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje.
Liszt - foi um compositor e pianista húngaro do Romantismo. Liszt foi famoso pela genialidade de sua obra, pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca antes imaginados. 
Dupla: Luiz Carlos e Lucas de Alencar.
Turma: 9ºC

domingo, 27 de maio de 2012

As principais obras dos artistas citados e fazer um paralelo com as características românticas.

A Maja Nua - Goya
Neste quadro o desenho, nota-se a influência do neoclassicismo, ainda que Francisco José de Goya vá muito para além de tal ismo. 
Embora se situe na estética neoclássica, como outras do mesmo pintor, esta obra de Goya é audaz e atrevida para a sua época, como audaz é a expressão do rosto e a atitude corporal da modelo, que parece sorrir satisfeita e contenta das suas graças. Além disso, é a primeira obra de arte conhecida na qual aparece pintado a penugem púbica feminina, que ressalta o erotismo da composição. 

A Jangada de Medusa - Gericault

O quadro é apresentado no Salão de 1819, onde faz sentido e revela o surgimento da nova escola de pintura romântica. Um decreto especial de 12 novembro de 1824 autoriza o Estado a comprar A Jangada da Medusa à soma de seis mil cinco francos Dedreux-Dorcy , o melhor amigo de Theodore Géricault.


Liberdade guiando o povo - Delacroix
Um quadro que o estado adquiriu e que foi exibido poucas vezes, por ter sido considerado excessivamente panfletário. O certo é que a bandeira francesa tremulando nas mãos de uma liberdade resoluta e destemida, prestes a saltar da tela, impressionou um número não pequeno de espectadores. 

O Pensador - Rodin
Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna. 


Dupla: Paulo Rocha e João Vicente
Turma:9ªC


Semelhanças e diferenças entre os recursos pictórios empregados por pintores do Romantismo

Rodin (Expressão da realidade e dos aspectos descritivos, estilo sóbrio e minucioso; e valorização do objeto)


Delacroix (Abordou temas exóticos, religiosos, cotidianos, políticos e históricos; e suas obras são marcadas pela grande expressão cromática, simbolismo, sentimentalismo e refinamento).


Gericault (Pinturas melancolicas, inconformação de tudo e critica o tudo que o rodeia)


Goya (Com cores vivas, transmitiu em suas obras os diversos sentimentos humanos {medo,sentimentos}; Suas obras de maiores destaques foram pinturas de óleo; Comédia, sátira, tragédia e farsa eram recorrentes em suas obras e retratou vários temas em suas obras: paisagens,religião, deuses, demônios e feiticeiros.


Dupla: Paulo Rocha e João Vicente
Turma: 9ªC

Inter-relação entre as artes plásticas e o Romantismo: Pesquisar as obras de Goya, Theodore Géricault , Eugene Delacroix, Auguste Rodin:






Ficheiro:Goya Maja naga2.jpg
Goya: 

A maja nua

Neste quadro o desenho,nota-se a influência do neoclassicismo, ainda que Francisco José de Goya vá muito para além de tal ismo. 
Embora se situe na estética neoclássica, como outras do mesmo pintor, esta obra de Goya é audaz e atrevida para a sua época, como audaz é a expressão do rosto e a atitude corporal da modelo, que parece sorrir satisfeita e contenta das suas graças. Além disso, é a primeira obra de arte conhecida na qual aparece pintado a penugem púbica feminina, que ressalta o erotismo da composição. 

Theodore Gericault:

A Jangada de Medusa:

Ficheiro:Théodore Géricault - Le Radeau de la Méduse.jpg 

O quadro é apresentado no Salão de 1819, onde faz sentido e revela o surgimento da nova escola de pintura romântica . Um decreto especial de 12 novembro de 1824 autoriza o Estado a comprar A Jangada da Medusa à soma de seis mil cinco francos Dedreux-Dorcy , o melhor amigo de Theodore Géricault.



Eugene Delacroix:

 

Mulheres de Argel:
Um quadro que o estado adquiriu e que foi exibido poucas vezes, por ter sido considerado excessivamente panfletário. O certo é que a bandeira francesa tremulando nas mãos de uma liberdade resoluta e destemida, prestes a saltar da tela, impressionou um número não pequeno de espectadores. 





Auguste Rodin:
 

O Pensador:
Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna. 




Dupla: Paulo Rocha e João Vicente
Turma: 9ªC

Principais obras dos artistas citados e paralelo com as características românticas.

O Pensador, Rodin:

Sua característica do romantismo é a individualidade, pois o ser humano se valoriza e não precisa seguir seus instintos.

A liberdade guiando o povo, Delacroix:


Ela representa a liberdade que iria ser atingida depois da Revolução Francesa, a liberdade de pensar e de ser.


Três de Maio de 1808 em Madrid, Goya:


Mostra soldados executando civis e demostra as guerras e a falta de liberdade nesse momento histórico.


A balsa da Medusa, Géricault.


 Esta pintura representa um dos maiores naufrágios do séc XIX, o da fragata Medusa.

Dupla: Luiz Carlos e Lucas de Alencar.
Turma: 9ºC

Inter-relação entre as artes plásticas e o Romantismo: Pesquisar as obras de Goya, Theodore Géricault , Eugene Delacroix, Auguste Rodin

                                                               O Pensador, de Rodin.

A liberdade guiando o povo, de Delacroix. 


Três de Maio de 1808 em Madrid, de Goya. 


                                                         A balsa da Medusa, de Géricault.





Dupla: Luiz Carlos e Lucas de Alencar.
Turma: 9ºC

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Clipes sobre romance





Dupla: Paulo Rocha e João Vicente
Turma:9ªC

“A dama de Shalott” (Relação entre características do movimento Romântico/literário e a obra de arte.

O poema é uma espécie de metáfora ampliada para essa história. A Senhora está sob uma maldição e, apesar de Lancelot salvá-la da maldição, ele que causa ela. Seu amor por ele causou a sua morte.

Assim, o significado mais amplo do poema pode ser que podemos pensar que estamos em uma maldição, como uma busca por amor, e ver a felicidade de outras pessoas através da nossa dor, mas uma vez que encontrá-lo, que é quando a verdadeira maldição começa.

O poema foi escrito em resposta a história de Elaine e Sir Lancelot. Lancelot a salvou uma maldição e ela se apaixonou por ele. No entanto, Lancelot estava comprometido com a rainha Guenever. Ela tentou conquistá-lo, mas não adiantou e ela se tornou freira. Depois de um tempo, ela se suicidou, e seu corpo caiu sobre um pequeno barco para Camelot, onde todos pudessem vê-la, incluindo Lancelot, que ignorou o seu amor.
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Dupla: Paulo Rocha e João Vicente
Turma:9ªC

domingo, 20 de maio de 2012

Semelhanças e diferenças entre os recursos pictórios empregados por pintores do Romantismo


Goya:

- Retratou vários temas em suas pinturas: paisagens, cenas mitológicas, religião, imaginário, guerras, homens, mulheres, deuses, demônios e feiticeiros.
- Comédia, sátira, tragédia e farsa eram recorrentes em suas obras.
- Suas obras de maior destaque foram pinturas a óleo.
- Com cores vivas e fortes, transmitiu em suas obras os diversos sentimentos humanos (medo, sofrimento, angústia, felicidade, etc.)

Delacroix:
- Suas obras são marcadas pela grande expressão cromática, simbolismo, sentimentalismo e refinamento.
- Abordou temas exóticos, religiosos, cotidianos, políticos e históricos.
Rodin:
- Valorização do objeto.
- Estilo sóbrio e o minucioso.
- Expressão da realidade e dos aspectos descritivos.

Gericault

- Crítica a tudo que o rodeia.
- Inconformação com tudo.
- Pinturas melancólicas.


Dupla: Luiz Carlos e Lucas Alencar.
Turma: 9ºC



sexta-feira, 18 de maio de 2012

Clipes de músicas românticas

Giz - Legião Urbana


Anna Julia - Los Hermanos

Nickelback - Far Away



Dulpa: Luiz Carlos e Lucas de Alencar.
Turma:  9ºC

Leitura do quadro de John William Waterhouse, “A dama de Shalott”

O poema foi escrito em resposta a história de Elaine e Sir Lancelot. Lancelot salvou ela uma maldição e ela se apaixonou por ele. No entanto, Lancelot estava compremetido com a rainha Guenever. Ela tentou conquistá-lo mas não adiantou e ela se tornou freira. Depois de um tempo, ela se suicidou, e seu corpo caiu sobre um pequeno barco para Camelot, onde todos pudessem vê-la, incluindo Lancelot, que ignorou o seu amor.

O poema é uma espécie de metáfora ampliada para essa história. A Senhora está sob uma maldição e, apesar de Lancelot salvá-la da maldição, ele que causa ela. Seu amor por ele causou a sua morte.

Assim, o significado mais amplo do poema pode ser que podemos pensar que estamos em uma maldição, como uma busca por amor, e ver a felicidade de outras pessoas através da nossa dor, mas uma vez que encontrá-lo, que é quando a verdadeira maldição começa.

Sir Lancelot

Dupla: Luiz Carlos e Lucas de Alencar.
Turma: 9ºC



segunda-feira, 14 de maio de 2012

Construção de uma linha do tempo (Romantismo em Portugal Sec. XIX /1825- 1865; Transição no Brasil Sec. XiX – 1808-1836; Romantismo no Brasil Séc. XIX - 1836-1881)

 Portugal:

1824Publicação da poesia Camões, por Almeida Garrett. Considerado por muitos influência para os obras românticas.


1834 - Os primeiros românticos, Almeida Garret, Alexandre Herculano e Antônio Feliciano de Castilho, participam da Revolução Liberal em Portugal, vencendo, e retornam do exílio para implantar a nova literatura romântica.Começou a primeira geração romântica portuguesa que durou até 1865 e teve como principais autores a própria Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Antônio Feliciano de Castilho.

Brasil:

1833 - Um grupo de jovens estudantes brasileiros em Paris, sob a orientação de Gonçalves Magalhães e de Manuel de Araújo Porto Alegre, inicia um processo de renovação das letras.

1836 - Publicação de "Suspiros poéticos e saudades", de Domingos José Gonçalves de Magalhães, que foi o marco do movimento romântico do Brasil da primeira geração.

1843 - Publicação da obra "O Filho do Pescador", de Antônio Gonçalves Teixeira e Sousa, em 1843. Era a primeira prosa romântica.

1850 - Criação da segunda geração do romantismo brasileiro, na qual o sentimentalismo e o egocentrismo foram exagerados. Álvares de Azevedo é o principal autor dessa época.

Dupla: Luiz Carlos e Lucas de Alencar.
Turma: 9ºC







Linha do tempo ( Romantismo em Portugal Sec. XIX /1825- 1865; Transição no Brasil Sec. XiX – 1808-1836; Romantismo no Brasil Séc. XIX - 1836-1881)


Durante o século XIX, Portugal participou de grandes transformações políticas européias. Nesse período as primeiras manifestações pré-românticas aconteceram, mas o Romantismo só teve início no final dos anos 20.

O introdutor do Romantismo em Portugal é Almeida Garrett, essa nova escola dominará até a década de 60.

Conforme se sucederam as gerações dos autores o Romantismo foi evoluindo, isso se deu em três momentos:

* Primeira geração romântica portuguesa


-Sobrevivência de características neoclássicas;

-Nacionalismo;
-Historicismo, medievalismo.


Ficheiro:Porto - Palau de la borsa - Sala àrab.JPG
Principais autores:

-Almeida Garrett

Obras:
Poesia: Camões (1825); Dona Branca (1826); Lírica de João Mínimo (1829); Flores sem fruto (1845); Folhas caídas (1853).
Prosa: Viagens na minha terra (1843-1845); O Arco de Santana (1845-50).
Teatro: Catão (1822); Mérope (1841); Um Auto de Gil Vicente (1842); O alfageme de Santarém (1842); Frei Luís de Sousa (1844); D. Filipa de Vilhena (1846).

- Alexandre Herculano

Obras:
Polêmicas e ensaios: A voz do profeta (1836); Eu e o clero (1850); A ciência arábico-acadêmica (1851); Estudos sobre o casamento civil (1866); Opúsculos (10 volumes, 1873 – 1908).
Historiografia: História de Portugal (1846-1853); História da origem e estabelecimento da Inquisição em Portugal (1854-1859).
Poesia: A harpa do crente (1838).
Prosa de ficção: Eurico, o presbítero (1844); O monge de Cister (1848); Lendas e narrativas (1851); O bobo 1878 publ. póst.).

- Antônio Feliciano de Castilho



* Segunda geração romântica portuguesa


- Mal do século;

- Excessos do subjetivismo e do emocionalismo românticos;
- Irracionalismo;
- Escapismo, fantasia;
- Pessimismo.

Principais autores:


- Camilo Castelo Branco

Obras: Carlota Ângela (1858); Amor de perdição (1862); Coração, cabeça e estômago (1862); Amor de salvação (1864); A queda dum anjo (1866); A doida do Candal (1867); Novelas do Minho (1875-77); Eusébio Macário (1879); A corja (1880); A brasileira de Prazins (1882).

- Soares Passos


* Terceira geração romântica portuguesa


- Diluição das características românticas;

- Pré-realismo.

Principais autores:


- João de Deus


- Júlio Diniz.

Obras:
Romance: As pupilas do senhor reitor (1867); Uma família inglesa (1868); A morgadinha dos canaviais (1868); Os fidalgos da casa mourisca (1871).
Conto: Serões da província (1870).
Poesia: Poesias (1873)




Dupla - Paulo Rocha e João Vicente

domingo, 13 de maio de 2012

Lord Byron - Biografia

George Gordon Byron, 6º Barão Byron (Londres22 de janeiro de 1788 — Missolonghi19 de abril de 1824), melhor conhecido como Lorde Byron, foi um destacado poeta britânico e uma das figuras mais influentes do Romantismo, célebre por suas obras-primas, como Peregrinação de Child Harold e Don Juan (o último permaneceu inacabado devido à sua morte iminente). Byron é considerado como um dos maiores poetas europeus, é muito lido até os dias de hoje.
Ameaçado de excomunhão, pelo assassinato de Thomas Becket, o Rei Henrique II prometeu ao Papa fazer penitência e donativos aos mosteiros. Ordenou que árvores fossem tombadas e que se construíssem no locais abadias, dedicadas à Virgem, que receberam o nome de Newstead.
Os monges que viviam em Newstead obedeciam a regras simples, tais como: não possuir nada, amar a Deus e ao próximo, vencer as tentações carnais e não fazer nada que provocasse escândalos. Além disso, distribuíam aos pobres esmolas anuais em memória de seu Fundador.
O quarto lorde Byron, que viveu no século XVII, teve dois filhos que iriam marcar pela eternidade as influências negativas dos monges sobre a família: O mais velho, quinto lorde Byron, teve seu destino marcado pelo assassinato que cometeu. Ele estava em uma taverna, conversando sobre caça, quando iniciou uma ignóbil discussão com Mr. Chaworth, que havia debochado do quinto lorde por suas desvantagens de caça.
John Byron era um soldado violento e que acumulava monstruosas dívidas, fato que o apelidou de “Jack o Louco”. Casou-se com a, até então, Marquesa de Carmarthen, uma linda jovem que abandonou seu marido, Lord Carmarthen, para ficar com Byron, tornando-se assim, a Baronesa Conyers.
George Gordon Byron cresceu graças ao sacrifício custoso da sofrida mãe. Sozinha, Catherine se desdobrou para criar o pequeno Byron. Procurou sempre as melhores referências para que Byron fosse alguém melhor que seu pai. Porém, não era apenas de virtudes que se esbaldava Catherine: Constantemente, era abordada por um sentimento de ira e infelicidade, os quais descontavam em seu filho, batendo-lhe. Além da mãe, o pequeno Byron contava com a ira incógnita de sua governanta, cujo nome era May Gray.
Lord Byron morreu enquanto lutava na Guerra de independência da Grécia, em 1824, de febres contraídas no campo de batalha. Encontra-se sepultado na Igreja de Santa Maria Madalena, Hucknall, Nottinghamshire na Inglaterra.
Dupla - Paulo Rocha e João Vicente

Os Sofrimentos do Jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774) é um romance de Johann Wolfgang von Goethe. Marco inicial do romantismo, considerado por muitos como uma obra-prima da literatura mundial, é uma das primeiras obras do autor, de tom autobiográfico - ainda que Goethe tenha cuidado para que nomes e lugares fossem trocados e, naturalmente, algumas partes fictícias acrescentadas, como o final.
romance é escrito em primeira pessoa e com poucas personagens. Na época ocorreu, na Europa, uma onda de suicídios, de tão profundo que Goethe fora em suas palavras. Num estilo completamente adverso a Fausto, mas não menor que neste.
Neste livro, o suposto Jovem Werther envia por um longo período cartas ao narrador que, no próprio livro, através de notas de rodapé, afirma que nomes e lugares foram trocados.


Sobre o livro -
Werther é marcado por uma paixão profunda, tempestuosa e desditosa, ou seja, marcada pelo fim trágico. Com o suicídio do protagonista, devido ao amor aparentemente não correspondido, J. W. Goethe põe um pouco de sua vida na obra, pois ele também vivera um amor não correspondido, apesar de, evidentemente, não ter cometido o ato de se matar. Para o herói, a vida só tem um sentido: Charlotte. E ela o leva à morte, como já dito. Para Goethe, outra Charlotte, dessa vez real, o faria padecer sobre uma das muitas paixões que arrecadou durante sua vida.


Dupla- Paulo Rocha e João Vicente

Lord Byron

George Gordon Byron, 6º Barão Byron (Londres, 22 de janeiro de 1788 — Missolonghi, 19 de abril de 1824), mais conhecido como Lorde Byron, foi um importante poeta britânico e uma das figuras mais influentes do Romantismo. Byron é considerado como um dos maiores poetas europeus lido até os dias de hoje. Suas obras são marcadas principalmente pelo seu pessimismo romântico, onde matinha um tom de rebeldia contra a religião, contra a moral e contra a sociedade conservadora de sua época.

Lord Byron vivia sua vida intensamente, num estilo de boêmio, notura voltado para vícios, bebida, fumo e sexo. O mesmo tinha várias amantes, dívidas e alegações de incesto e homossexualismo. Esse estilo de vida era chamado de byronismo e também ficou conhecido como o mal do século.

Byron vai se tornando, ao longo de sua vida, o modelo de toda uma geração do romantismo, formada, geralmente, de jovens em busca das mesmas aventuras e sensações. Esse fato é, essencialmente, uma contradição: o lorde inglês foi, antes de tudo, um rebelde que, com o passar do tempo se tornou um modelo de conduta e de literatura. Surpreendentemente, ele se aborrece com o fato e passa, nas suas obras posteriores, a minimizar e ironizar os personagens que criara — talvez porque estes o deixaram demasiadamente exposto diante de todos, talvez porque já não seja mais o único a defender e praticar esses novos princípios. Um rebelde deixa de sê-lo quando muitos querem seguir o mesmo caminho; para Byron, a “transformação” sofrida — passando de contestador radical a modelo de conduta — deve ter sido motivo de grande irritação.

Algumas de suas obras são: 
- Horas de lazer (1807)
- Poetas ingleses e críticos escoceses (1809)
- A Peregrinação de Childe Harold (1812-1818)
- O prisioneiro de Chillon (1816)
- Manfred (1817)
- Beppo (1818)
- Don Juan (1819-24)


Pintura retratando Lord Byron




Dupla: Luiz Carlos e Lucas de Alencar.
Turma: 9ºC.

O Movimento Romântico ou Romantismo.

O Romantismo surgiu na Europa em uma época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política, caíam sistemas de governo e surgia o liberalismo político (não confundir com o liberalismo econômico do Século XX). No campo social imperava o inconformismo. No campo artístico, o repúdio às regras. A Revolução Francesa é o clímax desse século de oposição.
A iconografia romântica caracterizou-se por sua estreita relação com a literatura e a poesia, especialmente com as lendas heroicas medievais e dramas amorosos, assim como com as histórias recolhidas em países exóticos, metaforizando temas políticos ou filosóficos da época e ressaltando o espírito nacional. Não se pode esquecer que o romantismo revalorizou os conceitos de pátria e república. Papel especial desempenharam a morte heroica na guerra e o suicídio por amor.
A arquitetura e a escultura românticas se caracterizaram por sua linguagem nostálgica e pela pouca originalidade. Quando não se mesclaram estilos históricos obtendo-se obras bem mais ecléticas, reproduziram-se fielmente castelos e igrejas medievais, estilo que foi chamado de neogótico. Mistura de patriotismo com um lirismo gótico irracional, o castelo do rei louco Ludwig II da Baviera emerge como um sonho impossível do século passado.
A arquitetura do romantismo foi definitivamente historicista. No início do século XIX, deu-se o movimento do ressurgimento das formas clássicas, chamado de neoclassicismo; mais tarde, apareceram as manifestações neogóticas, consideradas ideais para igrejas e castelos e, em determinados casos, como na Inglaterra, inclusive para edifícios governamentais. Esse reaparecimento de estilos mais antigos teve relação com a recuperação da identidade nacional.
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Romantismo no Brasil
Romantismo no Brasil teve como marco fundador a publicação do livro de poemas "Suspiros poéticos e saudades", de Domingos José Gonçalves de Magalhães, em 1836, e durou 45 anos. Nos primórdios dessa fase literária, 1833, um grupo de jovens estudantes brasileiros em Paris, sob a orientação de Gonçalves Magalhães e de Manuel de Araújo Porto Alegre, inicia um processo de renovação das letras, influenciados por Almeida Garret e pela leitura dos românticos franceses. Em 1836, ainda em Paris o mesmo grupo de brasileiros funda a Revista Brasiliense de Ciências, Letras e Artes, cujos dois primeiros números traziam como epígrafe: "Tudo pelo Brasil e para o Brasil". Ainda no mesmo ano, no Brasil - momento histórico em que ocorre o Romantismo, 14 anos após a sua Independência - esse movimento é visível pela valorização do nacionalismo e da liberdade, sentimentos que se ajustavam ao espírito de um país que acabava de se tornar uma nação rompendo com o domínio colonial.


Dupla- Paulo Rocha e João Vicente.

O sofrimento do jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther é um romance criado em 1774 pelo alemão Johann Wolfgang von Goethe. Marco inicial do romantismo, considerado por muitos como uma obra-prima da literatura mundial, é uma das primeiras obras do autor. Tem um tom de autobiografia. Goethe tomou cuidado para que nomes e lugares fossem trocados e, naturalmente, algumas partes fictícias acrescentadas, como o final.

Neste livro, o suposto Jovem Werther envia por um longo período cartas ao narrador que, no próprio livro, através de notas de rodapé, afirma que nomes e lugares foram trocados. Nele, Werther é vítima de um amor não correspondido, como Goethe tinha sido. Werther, desesperado, escolhe o suicídio.

A narrativa de Goethe é tão intensa que, na época, muitos suicídios de jovens ocorreram por toda Europa, levando alguns governantes a tentarem até mesmo censurar a leitura deste livro. Werther se tortura por não esquecer de seu amor não correspondido, mesmo depois de seu matrimônio. Ele tenta viver em outro local, mas nem a distância lhe traz o esquecimento.

Os personagens são: o jovem Werther, que foi inspirado no próprio Goethe, Wilhelm (o narrador da história), Charlotte (amada de Wether e noiva de Albert) e Albert (noivo de Charlotte).

Goethe pôde, então, através desta obra, extravasar tudo que sua pessoa sentia, incorporando-se no personagem Werther e criando uma das obras mais importantes da literatura.

Capa do livro

Dupla: Luiz Carlos e Lucas de Alencar.
Turma: 9ºC.

Movimento Romântico

O romantismo foi um movimento artístico e cultural criado no Reino Unido e na Alemanha numa época em que caiam sistemas políticos autoritários e surgia o liberalismo político, um tempo em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. O movimento romântico se espalhou por toda Europa, e até outros continentes, na literatura e filosofia e se estendeu, aproximadamente, de 1800 a 1850, para alcançar depois as artes plásticas. Ele tinha sido precedido pelo racionalismo, que elevava a razão acima dos sentimentos, que é justamente o contrário do romantismo. Não existiu um estilo, técnica ou atitude tipicamente romântica, ou seja, suas obras eram muito variadas.

Foi originalmente um movimento bastante revolucionário que adotou ideias políticas e filosóficas criadas no início do século XVIII: livre expressão da sensibilidade e afirmação dos direitos do indivíduo. Mas o romantismo se baseou na fé, no sonho, na paixão, na intuição, na saudade, no sentimento da natureza e revelando a parte do homem oculta pelas convenções estéticas e sociais, sendo uma oposição a tudo que era clássico.

As principais características das obras literárias românticas são o subjetivismo, em que é dada a opinião de apenas um indivíduo sobre um tema, o egocentrismo, onde os autores colocam seu sentimentos acima de tudo, a idealização, na qual o autor exagera as características de certos elementos de sua narrativa, a intensidade que o autor vivia as situações retratadas e o individualismo.

No Brasil, os principais autores desse movimento eram Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Bernardo Guimarães, José de Alencar e Visconde de Taunay.


A Liberdade Guiando o Povo, de  Eugène Delacroix 


Dupla: Luiz Carlos e Lucas de Alencar.

Turma: 9ºC.