segunda-feira, 11 de junho de 2012

A música romântica: pesquisa sobre a música no romantismo.

a) Liszt: Foi o criador de uma forma musical que seria adotada por dezenas de outros compositores. Suas peças geralmente apresentam momentos de improviso e sua musica era exagerada. Liszt foi o inventor do recital de piano.



Chopin: Várias de suas obras têm influência do folclore polonês, país onde nasceu. Seu estilo romântico era irresistível e suas melodias tinham uma beleza arrebatadora. Possuía uma perfeição técnica, um estilo refinado e uma elaboração harmônica.
 


Schumann: é o maior compositor do Romantismo alemão. Sua obra é forte, é o lado noturno do Romantismo, o pessimismo profundo, influenciado por Byron. Suas obras no piano eram altamente românticas e poéticas.

Schubert: Era herdeiro do classicismo de Mozart, mas tinha já o espírito de renovação que levaria ao Romantismo. Sua musica apresentava melancolia. É considerado um dos maiores compositores do século 19, marcando a passagem do estilo clássico para o estilo romântico.
 

Beethoven: viveu uma época de transição musical, entre a era clássica e a romântica. Em suas obras musicais passava um profundo sentimento e incomparável expressão. Beethoven é considerado um dos grandes compositores de música clássica de todos os tempos.
b) Na musica da época do romantismo, ocorre a valorização da liberdade de expressão e a utilização de todos os recursos da orquestra. Além da forte expressividade, outra característica marcante no período musical romântico é a chamada música descritiva. No romantismo os compositores buscavam uma expressão mais intensa e vigorosa das emoções, freqüentemente revelando seus sentimentos mais profundos, inclusive seus sofrimentos. Os aspectos populares, folclóricos e nacionalistas, também ganharam importância nas músicas.

c)     
Morte e a Donzela de Schubert
Nona sifonia de Beethoven

Paulo Rocha e João Vicente - 9ªC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário