domingo, 13 de maio de 2012

O sofrimento do jovem Werther

Os Sofrimentos do Jovem Werther é um romance criado em 1774 pelo alemão Johann Wolfgang von Goethe. Marco inicial do romantismo, considerado por muitos como uma obra-prima da literatura mundial, é uma das primeiras obras do autor. Tem um tom de autobiografia. Goethe tomou cuidado para que nomes e lugares fossem trocados e, naturalmente, algumas partes fictícias acrescentadas, como o final.

Neste livro, o suposto Jovem Werther envia por um longo período cartas ao narrador que, no próprio livro, através de notas de rodapé, afirma que nomes e lugares foram trocados. Nele, Werther é vítima de um amor não correspondido, como Goethe tinha sido. Werther, desesperado, escolhe o suicídio.

A narrativa de Goethe é tão intensa que, na época, muitos suicídios de jovens ocorreram por toda Europa, levando alguns governantes a tentarem até mesmo censurar a leitura deste livro. Werther se tortura por não esquecer de seu amor não correspondido, mesmo depois de seu matrimônio. Ele tenta viver em outro local, mas nem a distância lhe traz o esquecimento.

Os personagens são: o jovem Werther, que foi inspirado no próprio Goethe, Wilhelm (o narrador da história), Charlotte (amada de Wether e noiva de Albert) e Albert (noivo de Charlotte).

Goethe pôde, então, através desta obra, extravasar tudo que sua pessoa sentia, incorporando-se no personagem Werther e criando uma das obras mais importantes da literatura.

Capa do livro

Dupla: Luiz Carlos e Lucas de Alencar.
Turma: 9ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário